Link Grupos privativos e FIT

Vietnam

 

Moeda

Dong

Validade do passaporte

Deve ser válido por no minimo de 6 meses.

Página do passaporte em branco

Uma página é necessária para carimbo de entrada

Visto de turista necessário

Visto exigido.

Vacinações

Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.

Restrições de moeda para entrar ou sair

Não há

Língua

Vietnamita

Clima

O clima no Vietnam é variado, por ser um país que abrange várias latitudes, tem diferentes climas na mesma época do ano. É um país de clima tropical, quente e úmido, e, como uma regra geral, podemos dizer que seu clima é condicionado por duas monções, a Monção de inverno, de Outubro e Março que traz frio e humidade ao Norte e calor e clima seco para o Sul e a Monção de Verão, entre Abril e Outubro que traz calor e humidade para todo o país e as temperaturas ficam entre 30º e 40º C e ocorrem tufões entre Setembro e Novembro e fortes chuvas entre Julho e Agosto.

Podemos considerar o período de Novembro e Abril a melhor época para visitar o Vietnã por ter um melhor equilibrio de clima.

Cultura

A cultura do Vietnam é uma das mais antigas do Sudeste Asiático, tendo a antiga Idade do Bronze e a cultura Dong Son consideradas um dos seus progenitores mais importantes. Devido a mil anos de domínio chinês, a cultura vietnamita é influenciado por essa cultura em termos de política, governo e ética social e moral de Confúcio, com o Vietnã sendo considerado parte da esfera cultural da Ásia Oriental.

 

Após a independência da China no século X, o Vietnam começou sua expansão para o sul, vendo a anexação de territórios anteriormente pertencentes à civilização Champa(hoje região central do Vietnã) e partes do império Khmer(hoje sul do Vietnã e Camboja), o que resultou em variações regionais menores em cultura do Vietname devido à exposição a estes diferentes grupos.

Durante o período colonial francês, a cultura vietnamita recebeu várias influências dos europeus, incluindo a disseminação do catolicismo e a adoção do alfabeto latino. Antes disso, os vietnamitas usavam tanto os caracteres chineses quanto a escrita chamada Chu Nom.

Na era socialista, a vida cultural do Vietnã foi profundamente influenciada pela mídia controlada pelo governo e pelas influências culturais de programas socialistas. Por muitas décadas, as influências culturais estrangeiras foram rejeitadas e a ênfase foi colocada em apreciar e compartilhar a cultura de nações comunistas, como a União Soviética, China e Cuba. Desde os anos 1990, o Vietnã tem visto uma maior reexposição à cultura e mídia asiáticas, europeias e americanas.

Alguns elementos geralmente considerados característicos da cultura vietnamita incluem veneração ancestral, o respeito pelos valores da comunidade e da família, artesanato e trabalho manual e devoção para os estudos. Símbolos importantes presentesna cultura vietnamita incluem dragões, tartarugas, flores de lótus e bambu.

Gastronomia

A culinária do Vietnam é feita com alimentos e bebidas locais e apresenta uma combinação de cinco sabores fundamentais na alimentação geral, o NGU VI. Cada prato vietnamita tem um sabor distinto que reflete um ou mais destes elementos. Os ingredientes comuns incluem o molho de peixe, pasta de camarão, molho de soja, arroz, ervas frescas, frutas e legumes. As receitas vietnamitas usam o capim-limão, gengibre, hortelã, hortelã vietnamita, coentro-bravo, canela vietnamita, pimenta, limão e folhas de manjericão.

A culinária tradicional vietnamita é muito admirada pelos seus ingredientes frescos, uso mínimo de óleo, e a dependência de ervas e legumes. Com o equilíbrio entre ervas e carnes frescas e um uso seletivo de especiarias para chegar a um sabor incomparável, a comida vietnamita é considerada uma das culinárias mais saudáveis do mundo.

Principais Cidades

Ho Chi Minh (Saigon)

Ho Chi Minh, antes da guerra chamada de Saigon, é a capital comercial do Vietnam, herdeira do passado capitalista de influência americana, é a Sin City deste país. É um bom local para se fazer a festa e para visitar os monumentos de guerra, como o Museu da Ocupação Americana ou os túneis escavados pela resistência vietcongue nos arredores da cidade. Além disto, é um óptimo local para comprar todo o tipo de souvenirs nas centenas de mercados e lojas da cidade.

Dalat

O segredo fora do trilho turístico chama-se Dalat. Esta é uma antiga estação de montanhas dos franceses, com um clima muito parecido ao Europeu. Para conhecer bem esta região central, a melhor maneira é fazer um tour de moto, de um ou mais dias, para conhecer o verdadeiro Vietname: rural, autêntico, sem esquemas para turistas, só a pura simpatia e hospitalidade vietnamita.

Hue

Hue é antiga capital imperial do Vietnam e hoje Património Mundial da Unesco, apesar de grande parte dos seus edifícios mais bonitos terem sido destruídos durante a guerra americana. Localizada à beira do Rio Perfume, esta cidade é hoje um misto do novo, com todos os novos edifícios pós guerra, e o antigo, com as suas muralhas da antiga cidadela e com os inúmeros Templos.

Hanoi

Hanoi, ou Ha Noi, a capital do Vietnam é talvez a mais graciosa, autêntica e bem conservada capital do sudoeste asiático. É uma cidade que conseguiu manter o seu charme e carisma, apesar de todo o progresso registado nos últimos anos e de todas as dificuldades que passou durante a guerra. Há um caos organizado que já não se vê em cidades como Bangkok ou Kuala Lumpur e, um passo atrás no tempo, que ainda se presencia em Yangoon, a antiga capital do Myanmar. A influência francesa nos boulevards e nos edifícios ainda se sente e, para quem gosta de arte, esta é uma cidade onde há galerias para todos os gostos.

Ha Long Bay

Ha Long Bay, conhecida pelas águas verde-esmeralda e pelas milhares de imponentes ilhas de calcário cobertas por florestas tropicais, é certamente o postal do Vietnam. Esta é, certamente, a atracão turística mais emblemática do país e, provavelmente, a paisagem mais bonita de toda a região!

Sapa

A zona Montanhosa de Sapa é tão diferente do resto do Vietnam que parece que estamos em outro país. As pessoas são distintas, parte das tribos montanhosas e, apesar dos arrozais estarem presentes, estão dispostos em andares ao longo das encostas da montanha.

 

Orçamento

Autenticação